COM O TRUQUE DAS BORBOLETAS
Possivelmente os monitores logo brilharão como asas de borboleta
De onde vem o brilho das borboletas? Por não terem pigmentos de cor, são as escamas das asas que distribuem a luz. Isso permite a dança das cores. Pedras preciosas,como as opalas,que não contêm pigmentos artificiais de cor,possuem “cristais fotônicos”difusores de luz.
Agora,esse efeito será incorporado aos monitores de TV. Para isso,Ian Manners e Geof-frey Ozin,das universidades de Bristol (Inglaterra) e de Toronto (Canadá),descobriram uma rede sintética com capacidade condutora. Dependendo da voltagem elétrica,a rede se expande ou encolhe. Com isso,altera-se o comprimento de onda da luz disseminada.
Com carga de 1,4 volt a rede aparece verde. Com 2 volts ela fica vermelha, e com 2,6,azul. Como a voltagem pode ser regulada em uma escala infinita,é possível gerar todas as cores do espectro. Assim,seria possível eliminar o que é indispensável nos modernos monitores de televisão montados com tubos ou telas de cristal líquido:a mistura de todas as cores a partir das três cores básicas: vermelha, azul e verde.
Fonte: Revista GEO, nº 04, editora Escala, p.16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário