Além da poluição que provocam, um problema também relacionado com os combustíveis fósseis é o facto de estes serem recursos não renováveis. Assim, há que procurar alternativas que resolvam, pelo menos, um dos dois problemas associados aos combustíveis fósseis.
Uma solução é a utilização de biocombustíveis. Mas, o que são biocombustíveis?
Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica, desde que não sejam de origem fóssil. Este tipo de combustível é considerado um recurso renovável, porque a sua produção é maior do que o consumo, sendo assim uma solução mais benéfica para a preservação de recursos.
No entanto, os biocombustíveis acabam por emitir carbono na mesma. Sendo assim, qual é a vantagem? A vantagem é que o carbono emitido neste caso é carbono proveniente de plantas e outros recursos biológicos, pelo que, na prática, o carbono é reciclado e não sintetizado, ajudando a manter a concentração de carbono na atmosfera, não a aumentando tanto.
Por outro lado, há também desvantagens significativas. Por um lado, a sua produção e transporte até às estações de serviço é um processo mais complexo e que envolve mais custos. Depois, para produzir biocombustíveis são necessárias grandes quantidades de produtos agrícolas, o que levará a um aumento da procura. Este aumento de procura leva ao aumento dos preços, o que provocará dificuldades económicas nas populações mais pobres.
Os biocombustíveis ajudam a preservar a quantidade de carbono e derivados presentes na atmosfera, mas continuam a não ser a solução ideal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário