O QUE É AMATURÁ- É o nome indígena do cesto que os índios usam nas costas, com uma alça presa à cabeça, para carregar crianças, alimentos e utensílios domésticos. Amaturá quer dizer “povo que ama aturá”.
Na BEIRA DO RIO- Amaturá fica sudoeste do estado do Amazonas, na margem esquerda do Solimões,a 24 horas de recreio(tipo de embarcação) de Letícia, Colômbia, e a 30 horas de Manaus. A área é de 4,780 quilômetros quadrados(IBGE). A cidade fica no alto, cercada pela Floresta Amazônica. Da amurada da praça principal tem-se uma bela visão do rio. As ruas são estreitas e pavimentadas. De lado a lado, pequenas casas de madeira com jardins singelos, floridos com hibiscos e caminhada-da-índia.
QUEM NASCE LÁ- É AMATURENSE. A população, segundo o IBGE(1996), é de 6.338 habitantes, Cerca de 1.300 são índios ticunas, que formam uma das maiores nações indígenas do Brasil.
O SOLIMÕES É O AMAZONAS- O Rio Apurimac nasce nos Andes e vai dar no Ucayali (onde deságua o Marañon), que por sua vez passa a ser o Solimões, a partir da fronteira Brasil-Peru. E finalmente o Solimões e o Negro formam o Amazonas, o maio rio do mundo em volume de água de hoje também considerado o maior em extensão(7.100 Km)
REVISTA TV ESCOLA, Nº 13, OUTUBRO/ NOVEMBRO 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário