7 de out. de 2010

A História de um Barco
O Lord Jim foi fabricado na década de 1930 e
navegou até 2007

8 de Março de 2007: Tracy e Holger partem de Paraty para o Caribe.Ao desviar de um barco, atingem uma rocha.O
veleiro afunda em 20 minutos.
16 de Março de 2007: A embarcação chega, rebocada, ao estaleiro Renaman, que pede R$ 150 MIL PELO CONSERTO E UM PRAZO DE 150 DIAS.
8 DE Agosto de 2007: Alegando despesas maiores que a prevista, o Renaman renegocia o contrato e pede R$ 260 MIL PELO SERVIÇO. Um novo contrato é fechado e os velejadores aceitam pagar mais.
19 de Março de 2008: O estaleiro entra com ação de perdas e danos contra os americanos, alegando que eles impedem a conclusão do trabalho e ocupam uma vaga que renderia pelo menos R$ 10 mil mensais. Os velejadores alegam que já pagaram tudo o que deviam e apenas 60% do trabalho foi feito.
Agosto de 2008: Os americanos conseguem autorização na justiça para contratar outra empresa para fazer as obras. No dia 19 desse mês, Holger procura a delegacia da cidade com um corte no pé, feito segundo ele, pelo filho do dono do estaleiro, com uma pá.
Julho de 2009: A justiça nega o pedido de perdas e danos e diz que os velejadores têm de pagar ao estaleiro apenas R$ 8, valor que faltava para chegar aos R$ 90 mil de uma das parcelas do contrato.
Dezembro de 2009: O barco está pronto, mas não pode zarpar: os trilhos para a embarcação descer foram destruídos. O casal acusa o estaleiro de sabotagem. A empresa retruca que, como eles não pagavam diárias, não fez a manutenção das isntalações. O Renaman pede pelo menos R$ 70 mil para contruir novamente a carreira. Enquanto isso, o Lord Jim, avaliado em US$ 900 mil, fica parado à espera de uma solução.
 
Fonte: Revista Época 4 de Janeiro de 2010.

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