28 de out. de 2010

Tsunami e erupção de vulcão matam mais de 300 pessoas na Indonésia

Rio - Um tsunami e uma erupção vulcânica na Indonésia mataram mais de 300 pessoas e há mais de 400 desaparecidos e dezenas de milhares desabrigados, informaram as autoridades nesta quarta-feira. Um dos vulcões mais ativos da Indonésia expeliu nuvens de cinza e jatos de gás cáustico numa erupção que matou ao menos 28 pessoas e feriu outras 14.
Foto: EFE
Cidade de Saumanganya ficou devastada após o tsunami da útima terca-feira, na ilha de Sumatra, na Indonésia | Foto: EFE
O tsunami, causado por um terremoto de 7,5 graus de magnitude ocorrido 78 quilômetros a oeste de Pagai do sul, uma das ilhas Mentawai, devastou vários vilarejos e um resort de surfe. Ao menos 411 pessoas ainda estão desaparecidas, afirmou Edward. A Agência Nacional para Mitigação de Desastres informou em seu site que 4 mil pessoas foram desalojadas pelo tsunami.

Kresno Heru Nugroho, porta-voz do hospital Sardjito, de Yogyakarta, afirmou que 28 pessoas morreram em decorrência das rajadas letais de ar quente liberadas pelo vulcão na noite de terça-feira. Seu colega, Endita Sri Andrianti, afirmou que algumas pessoas sofreram queimaduras tão graves que nem podiam ser reconhecidas.

Outro funcionário do hospital contou que provavelmente entre os mortos está o guardião espiritual da montanha, o idoso Mbah Maridjan, que muitos javaneses acreditavam possuir poderes mágicos. Estão sendo feitos testes para confirmar se um corpo chamuscado encontrado no vulcão era dele.

Nenhum comentário:

Nossa Escola

Nossa Escola