30 de set. de 2010

Professor estressado se descontrola e fica agressivo dentro da sala de aula

Um é professor da oitava série de uma escola estadual no litoral de São Paulo. O outro dá aula na Universidade Federal do Espírito Santo.
O áudio foi gravado por uma aluna dentro da sala de aula. A voz é de um professor de geografia que se irritou quando uma das estudantes disse que não compraria a apostila que ele pediu.
Segundo informações do sindicato o professor já havia pedido licença por motivos de saúde, mas não foi atendido.
Os alunos contam ainda que outra professora ouviu os gritos, tentou acalmar o colega e foi agredida por ele.
Em Vitória, um professor de jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo fazia um debate com os estudantes. Ficou tão nervoso que jogou o computador contra a classe e acabou acertando uma aluna. “Ele foi ficando nervoso. Percebia pela cara dele que ele tava ficando apreensivo sem saber o que fazer. Aí ele pegou o notebook e jogou”, conta a estudante.
Nos dois casos os professores quebraram objetos dentro da sala de aula. O de Caraguatatuba quebrou a porta e a mesa. O de Vitória também destruiu a mesa antes de sair da classe. Os dois foram afastados de suas funções.
Para a psicóloga, a reação extrema de educadores é uma resposta ao stress do dia a dia. “A única explicação é o acúmulo de insatisfações. O acúmulo de pressão, falta de autorrealização”, explica Fabiana Luckemeyer, psicóloga.
A Secretaria da Educação de São Paulo abriu sindicância para investigar o caso. O professor de Vitória confirmou a versão dos alunos e disse que vai pedir desculpas à classe.
A carreira de professor está entre as profissões mais estressantes, junto com médicos e enfermeiros.

Globo.com

Nenhum comentário:

Nossa Escola

Nossa Escola